sábado, outubro 29, 2005

Paciência democrática??? É preciso ter muita lata!!

Vale a pena ler o artigo de hoje do Público, Convicção de São José Almeida, sobre o referendo da interrupção voluntária de gravidez e sobre o papel dos prinicipais actores, Sócrates, Jorge Sampaio, etc.

...Sampaio sabia que não faz sentido uma discussão estéril e deslocada sobre questões ontológicas, filosóficas ou religiosas sobre o princípio da vida, mas que há um problema de saúde pública e acima de tudo de direitos humanos que precisa ser resolvido...

...Tendo, aliás, a lei já sido aprovada na generalidade e apenas faltando a votação final global. Sócrates não obedeceu assim à lógica de que o objectivo fundamental da política é a acção sobre a sociedade - neste caso a despenalização em si - e que o referendo é tão-só um dos métodos de o atingir. Em suma: prevaleceu a forma sobre o conteúdo. Bem à portuguesa.As convicções, tal como a democracia, não o são pela metade. A convicção de Sócrates da urgência de despenalizar o aborto não é verdadeira...

Quem é que disse que eu queria ter paciência???

Para lá

quinta-feira, outubro 27, 2005

Ora aqui...

...está um estudo se calhar interessante e explicativo até para algumas pessoas.

De Bag

quarta-feira, outubro 26, 2005

As Ilusões de Cavaco (III)

O terceiro “engano” de Cavaco é um pouco Santanista no seu estilo. É que Cavaco, já se percebeu, tal como Santana, gosta de afirmar aquilo que deveria ser óbvio com a única intenção de fazer o oposto. Passo a explicar, quando Cavaco manda dizer que fará campanha sem família, trata logo de permitir, no mesmo dia, a publicação num jornal dito de referência de fotografias da sua intimidade familiar, com o próprio a aparecer rodeado de netos. Quando Cavaco diz que fará a sua campanha pela positiva é porque acaba de dar a sua bênção aos ataques mais baixos que alguns dos seus apoiantes fazem, especialmente, a Soares. Quando Cavaco afiança que pretende exercer o mandato de Presidente, caso seja eleito, no actual quadro constitucional, percebe-se, quer pelas figuras que o rodeiam, quer pelo seu passado que deseja exactamente o oposto.

A quarta “ilusão” com Cavaco está directamente relacionada exactamente com o seu passado e com a sua forma de ser. Cavaco tenta passar agora uma imagem de homem com pose de estado, capaz de iniciativa e, ao mesmo tempo, comedimento, com abertura intelectual para ouvir os portugueses e os grupos de interesse que os representam. Capaz aqui de, não só os ouvir, mas de os pôr em acordo, quando tal não se verifique, ou, pelo menos, de conseguir que falem uns com os outros. Cavaco tenta passar a imagem de um homem que está tão à vontade com intelectuais e artistas, como com políticos profissionais e amadores, como, ainda, com economistas, professores e outros. Alguém pode, honestamente, e tendo em conta o percurso passado da figura, bem como os sinais do presente, acreditar que Cavaco será capaz, ou terá "feitio", ou até paciência para fazer alguma destas coisas?

De Bag


A Roda Gigante de Londres, uma das novidades que espero visitar finalmente daqui a uns dias (Foto de John Worrell).

De Bag

O medo de ter medo ou mais exemplos de que a prevenção não faz parte da vida deste país


A maioria das mulheres com mais de 40 anos reconhece a importância do diagnóstico precoce na prevenção do cancro da mama, mas muitas ainda recusam o rastreio por medo do resultado, alerta um especialista.Jorge Soares, presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) lamentou, em declarações à agência Lusa, que "ainda exista uma grande percentagem de mulheres - cerca de 20 por cento - que recebem o convite para um rastreio gratuito e o recusam". Público hoje

Mais de metade dos portugueses inquiridos dizem nunca ter ouvido falar na doença (cancro da próstata)
A Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDP) está preocupada com os números "dramáticos" que revelam a existência de "um grande desconhecimento" da população relativamente ao cancro da próstata, apesar de esta ser, actualmente, em Portugal, a segunda doença oncológica com maior taxa de mortalidade.
Público hoje

Para lá

Sempre ouvi dizer que para se exercer justiça tinha de se ter uma certa dose de criatividade, mas francamente acho um pouco criativo demais este exercício dos magistrados a ligarem a sua independência às regalias sociais...

De Bag

terça-feira, outubro 25, 2005


Aquela Máquina!

De Bag

Ler os outros: Os Equívocos de Cavaco Silva no Almocreve das Petas

De Bag

Espera-se que esta horrorosa greve dos magistrados, com o seu alegado cumprimento de serviços mínimos não implique penas mínimas...

De Bag

As ilusões de Cavaco (II)

A segunda ilusão que Cavaco tão bem tem sabido passar tem a ver com um alegado traço seu de “cortar a direito” quando as circunstâncias o impõem. Ou seja só Cavaco com a sua força de carácter e personalidade vincada de quem não verga por ninguém conseguirá chamar o primeiro-ministro, ou os sindicatos, entre outros poderes do país e dar-lhes a ensaboadela, ou as instruções que eles tanto precisam ouvir e, que vinda do Prof. Cavaco, eles não hesitarão em acatar.

Nada mais falso. Senão como se explica a incapacidade de Cavaco, enquanto líder partidário, em pôr na ordem os caciques e barões do seu próprio partido. Ou, ainda, a total ineptidão do mesmo em ter mão em alguns dos seus ministros e nos seus proverbiais negócios enquanto ministros. Se Cavaco fosse mesmo um homem capaz de impor ordem, respeito pela causa pública e “alguma” ética na política, como se pode explicar, por um lado, a sua protecção a figuras como Santana Lopes (que guindou ao governo), ou a Fernando Nogueira (agora feliz num banco), ou o seu beneplácito ao trajecto de outros como Dias Loureiro (que tendo começado como humilde advogado tornou-se inexplicavelmente no detentor de uma das grandes fortunas do país).

Será mesmo que algum daqueles que clamam por Cavaco como o homem que vai trazer a Moral e outros igualmente ilustres princípios de volta à política nacional pode estar honestamente convencido que ele vai fazer pelo país em geral, aquilo que nem fez no seu partido, nem no seu governo? Acham mesmo que quem não pôde o menos, poderá o mais?

De Bag

segunda-feira, outubro 24, 2005

As ilusões de Cavaco (I)

A primeira ilusão de Cavaco é o leitmotiv, passado quase até à exaustão, de que Cavaco não é um político profissional. Tal leitmotiv encerra em si um axioma: não sendo político profissional, torna-o necessariamente e por consequência mesmo melhor do que qualquer político profissional. Porque ele Cavaco, pairando sobre a cena político-partidária, só está "nisto" pelo bem da pátria, motivação não encontrada em nenhum político profissional, só pelo facto de o ser.

Ora Cavaco não só é político, como até é um bom político. Não só consegue passar sempre a sua mensagem, como e quando melhor lhe convém como podemos ver pelo que se passa, como é hábil nas manobras típicas da política.

Será que o facto de Cavaco ser político é por si só um defeito? Longe disso, torna-o é menos Cavaco, ou seja, torna menos justificável a pose própria de cabide, ou o timbre da voz, coisas que ele tanto cultiva (e até aprecia) como aspectos diferenciadores.

De Bag

domingo, outubro 23, 2005

SOARES É FIXE!

Acabei hoje de ler a maioria dos jornais editados no fim de semana.
Preocupa-me sobremaneira o caminho que as coisas estão a tomar.É chocante como a ditadura da maioria funciona.Considera que Louça nunca será poder, que Jerónimo tem o seu quintal donde jamais sairá,que Alegre é a anti-matéria de Soares e que este último está velho e passado.Aquilo que faz então é entronizar Cavaco com alturas de incenso diárias.
Peguem no Independente,no Correio da Manha,no Diário e no Jornal de Noticias e com um simples exercicio de marcar com diferentes cores as opiniões positivas e negativas de cada um dos candidatos,chegarão a uma conclusão puramente aritmética muito interessante mas absolutamente desigual.Se com o peso de Soares isto é assim,imagine-se uma eleição sem um candidato do mesmo Rank de Soares.O passeio da travessinha do Possolo ao Palacinho de Belém seria triunfal.
Soares presta um serviço à democracia, ao fazer o seu arqui-rival ter duvidas e algum temor de se enganar.Aqueles que agora mordem na casaca de Soares deviam ser os primeiros a convocar,Vitorino,Guterres, e outros que tais,que sempre preferiram as conveniencias e calculos do seu pequeno mundo, a combater para a eleição de um terceiro presidente de esquerda em 30 anos de democracia.
Por não ter medo de perder e tão somente desejar um combate digno e renhido Soares está de parabéns!
Esta é a diferença entre um ministro das finanças e um Humanista.


DADE(finalmente)

sábado, outubro 22, 2005

Ler os outros: "O Meu Manifesto Anti-Cavaco" no Jumento

"Cavaco o ministro das finanças competente que encaixa no imaginário ruralista da direita portuguesa? Mas não foi um Cavaco que quando foi ministro das finanças que revalorizou o escudo com objectivos eleitorais, obrigando o país a ir mais uma vez mendigar para a porta do FMI?
Cavaco o presidente que velaria pelo bom desempenho do governo? Mas não foi Cavaco que teve ministros com uma Manuela Ferreira Leite na Educação, Braga de Macedo (o do oásis) nas Finanças, o Borrego das anedotas de mau gosto no Ambiente, e muitos outros que só o tempo levou a que já não façam parte do anedotário?
Cavaco o homem que vela pelos interesses da Nação? Mas não foi Cavaco que governou em função das sondagens eleitorais, que inventou as corridas às inaugurações e os aumentos da pensões no fim dos mandatos?
Cavaco o candidato não partidário? Mas não foi com Cavaco que todos os que eram nomeados para cargos dirigentes na administração Pública era “convidados” a inscreverem-se no PSD, para depois participarem em mega-cerimónias de boas-vindas ao partido?
Cavaco está preocupado com a situação difícil do país? Mas quando abandono o governo não deixou as finanças públicas num estado bem pior do que o actual, muito devido à nomeação do pior director-geral que passou pela DGCI? Mas a crise profunda que o país atravessa não resulta do seu modelo económico?
Cavaco quer ajudar o país? Mas não teve uma excelente oportunidade de o fazer apostando no ensino ou outros sectores como a investigação em vez de estoirar os fundos comunitários em cimento, alcatrão e automóveis de luxo para os que enriqueceram á sombra do seu poder?
Cavaco o homem honesto? Mas não foi com Cavaco que gente que nunca foi nada na vida se transformaram rapidamente em banqueiros? Não foi com o cavaquismo que a corrupção, fuga ao fisco e o enriquecimento rápido se tornaram fenómenos asfixiantes do desenvolvimento do país?
Cavaco o respeitador da democracia e da Constituição? Mas não era ele que designava todas as instituições por forças de bloqueio? Desde a Presidência da República ao Tribunal de Contas não eram todas forças de bloqueio?
Cavaco o estadista com conhecimento internacional? Mas alguém, além de Durão Barroso, o conhece depois de passar a IP5? Que se saiba na Europa só deverá ter uma leve ideia do ex primeiro-ministro português a pensionista Margareth Teatcher
Cavaco o candidato por imperativo de consciência? Também foi por imperativo de consciência que ajudou à derrota eleitoral de Fernando Nogueira e que derrubou o governo de Santana Lopes, para que não houvesse impecilhos no caminho da sua ambição presidencial?"


De Bag

Seu Jorge


Quero ir ver à Aula Magna

Para lá

quinta-feira, outubro 20, 2005

Faltam-me ideias

Mas não sou só eu, ora vejam

Algumas primeiras impressões de Cavaco no CCB

A minha primeira impressão do discurso de Cavaco foi a de que o, finalmente, assumido candidato teve de declarar tantas coisas que deveriam ser óbvias, que este seu primeiro exercício foi excessivamente defensivo.

A segunda tem a ver com não explicação da forma como Cavaco se propõe a "fazer" o que defende no actual quadro constitucional.

Por último, uma pequena nota, houve algo que disse que, também pela forma como o disse, me fez lembrar Santana. Este momento de reminiscência ocorreu quando Cavaco afiançou que a sua campanha não se faria contra ninguém. Santana dizia mais ou menos o mesmo.

De Bag

Tempos de Balanço

Tenho acompanhado com alguma curiosidade os recados que Cavaco tem mandado cá para fora sobre aquilo que considera ser o seu balanço: melhores vias de comunicação e a televisão privada. Em dez anos de poder, será que Cavaco não se lembra de outras coisas?

Tais como o enriquecimento de quase todos os seus ministros, ainda enquanto eram os seus ministros? Ou, então, o reescalonamento das carreiras da função pública, com o consequente aumento, insustentável, de salários? Ou, ainda, as propinas? But to name a few...

Será que Cavaco só sente orgulho no asfalto e no Big Brother/Esquadrão G?

De Bag



Sempre gostei de ler os orbituários (é que todas as vidas acabam assim) dos jornais ingleses. Porque estes orbituários têm pouco a ver com morte, são sobre vidas:

"Read no history nothing but biography, for that is life without theory."

Disraeli, Contarini Fleming

De Bag

segunda-feira, outubro 17, 2005

Celso Cruzeiro, José Sá Fernandes e Adelino Granja

Este lindo trio, situado algures entre os casos da Casa Pia e os túneis lisboetas acaba de ser anunciado como espécie de comissários políticos de Louçã. Apetece dizer o mesmo que em relação ao candidato: Cruz Credo!

De Bag

Ler os outros: no Jumento uma imperdível "Cavalaria Cavaquista"

que eu não resisto a reproduzir aqui:

É com o coração sensível à modéstia da putativa campanha do sr. Aníbal de Boliqueime que a os venturosos cavaleiros do imaculado Cavaquistão, de tão boa memória pátria, se organizam nessa extraordinária recolha de money para promissora colheita presidencial do próximo ano. Com coração, alma e dinheiro, os humildes seguidores do prof. Cavaco tratam já dos fundos financeiros, que tão agrado foi noutros tempos entre a entourage do PSD, com a chancela desse inefável e curioso personagem, já lendário, Eduardo Catroga. Desconhecemos o que pensará o fabuloso Dias Loureiro desse mister. Estamos, de facto, chocados!

Ao que nos é referido, arrebatado de entusiasmo anda já o antigo secretário de Estado Adjunto do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do governo do dr. Aníbal, o proficiente José António Ponte Zeferino. Na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Santa Isabel, o mandatário financeiro do prof. Cavaco conserva aquela sagaz arte de transformar as rosas em dinheiro. Há regaços assim, valha-nos Santa Isabel. Nem o Dias Loureiro nos seus melhores tempos faria melhor.

Impressionados ficámos, porém, com o dizer do espargido economista Catroga: "Há quem se ofereça para colar cartazes, e mesmo quem se tenha disponibilizado para ser chauffeur". Compreendemos a alegria da agremiação laranja. Regressam em força, na hora de ofício divino. Mas parece-nos mal!

Na verdade, que a dedicação de Manuela Ferreira Leite à colagem de cartazes & outros artefactos de propaganda respeitável não estejam em causa, compreende-se. Que do alto da escadaria Cavaquista, espreite a figura magnificente de Marques Mendes, de trincha e cola aos ombros, não horroriza o espectáculo. Que Miguel Beleza faça serenatas às donzelas, em vez de ardentes e zelosas pichagens em muros liberais é-nos completamente indiferente. Que Ferreira do Amaral e o iluminado Couto dos Santos transportem, devotamente, a figura em papel do dr. Cavaco pelas ruas, não é estranho. Já os vimos noutros prodígios. E, mesmo que a garotada do CDS/PP, de orelha esquerda cortada, ande a coberto da noite transportando braço-a-braço cola e baldes, em virtude cristã, tal é absolutamente normal. Mas uma questão nos atormenta, pela sua imortalidade futura: quem vai de chauffeur? Tal sacrifício, que não se deseja a nenhum herege, tem a virtude de um mistério & a delicadeza de serviço público. Candidatos!?

De Bag

As mesmas vozes que se preocupam tanto com a aparente nomeação de Velez (que foi de Santana) para assessorar a campanha de Soares, não se preocupam nada com as notícias que davam como certo o mesmo tipo de apoio de Paixão Martins, que já foi de todos, a Cavaco, o homem que, segundo alguns apoiantes, até deveria estar acima de tudo isto...

De Bag

The Blond Bond



O novo James Bond chama-se Daniel Craig, o autor memorável por desempenhar, entre outros papeis, o do perturbado namorado do perturbador Francis Bacon em "Love is the Devil".

De Bag

domingo, outubro 16, 2005

Harold Pinter

Accused sometimes of retreating into private worlds, Pinter from the mid-1980s onwards has answered his critics and expressed his sense of moral outrage with a series of pungent, political plays dealing with abuse of human rights. One For The Road (1984) demonstrates how torturers invoke God and country in order to justify their actions. Mountain Language (1988) depicts victimisation through suppression of language. Ashes to Ashes (1996) moves outwards from a man's interrogation of a woman about her lover to admit the Holocaust.


quem é que me diz o que é que está traduzido em português deste senhor?

Para lá

sábado, outubro 15, 2005

No Reino do Tabu

Cavaco, todos os seus discursos indirectos indicam, afinal já não vai falar a 20 deste mês, mas a 27. Desta vez a desculpa para comprar mais uns dias de silêncio esfingíco foi a da apresentação do Orçamento. Com a apresentação do seu manifesto a 27 Cavaco "só" irá ter de falar ao país durante pouco mais de dois meses. Dois meses em que o ruído da contestação social, da crise económica, do não aumento da função pública irá com certeza distrair muitos das presidenciais e, por conseguinte, do silêncio do próprio, a não ser que as outras candidaturas saibam aumentar a pressão sobre Cavaco e demonstrem o quão inaceitável é que um candidato a Presidente tenha medo de falar e de expôr ao país um vazio de ideias sobre tudo o que não tenha a ver com economia e finanças. Para que outra coisa servirá o Tabu?

Irónico, ainda, que os mesmos jornalistas que, há dez anos, enterraram o homem, agora o endeusem. Alguns serão os mesmos que elevaram Santana aos píncaros só para depois o atirarem à fossa. Cavaco, mal começe a falar, poderá reduzir logo a distância que vai até essa segunda fase do namoro.

De Bag

sexta-feira, outubro 14, 2005

Ler os Outros: sobre a candidatura de Louçã " O Apóstolo Louçã", no Portugal dos Pequeninos

...a propósito de uma certa esquerda, cujo único propósito parece ser, por vezes, fazer favores à direita.

De Bag

quinta-feira, outubro 13, 2005

Duas Boas sugestões a sindicatos, no Jumento

Uma pergunta interessante: Is the Pope a homophobe? colocada por Damian Thompson no Spectator de 1 de Outubro

(texto completo, só para quem tenha assinatura online)

Is Pope Benedict XVI about to ban celibate homosexual men from seminaries? As I write, nobody outside his immediate entourage knows for sure. One Catholic news agency says the pontiff has already signed a ban. Another says he hasn’t, and won’t: the long-awaited document on priestly formation, when it emerges, will leave the door of the seminary open just wide enough for evidently chaste gay men to slip through.

As últimas informações apontam para uma proibição só para os sacerdotes homossexuais "praticantes", embora não esteja bem a ver como essa prática irá ser verificada...

Já a pergunta é um pouco estranha, porque é, mais ou menos, a mesma coisa que perguntar se o Le Pen é xenófobo, ou se o Dr Henrick Francis Verwoerd se era racista...

De Bag

terça-feira, outubro 11, 2005




Para Lá

De Bag

segunda-feira, outubro 10, 2005

Uma teoria, no mínimo, interessante: Return of the warrior gays, por Petronella Wyatt, na edição 24 de Setembro do Spectator

There is a famous exchange between the trouser-suited American author Edna Ferber and Noël Coward. Coward: ‘You almost look like a man.’ Ferber: ‘So do you.’ But the days of the aesthetic, effeminate gay are over, at least in the United States. The languid poof is out and the warrior gay is in. Bin the carnation and caustic wit for a uniform and parallel bars. Homosexuals are being encouraged by gay rights groups across the nation to seek inspiration not from the arts world but the military and sports worlds. Indeed, there seems to be a growing backlash against the old-fashioned idea of the homosexual as someone in touch with his feminine side.

It all began with the bombing of the World Trade Center and the Iraq war. The spokesman for American gays, Andrew Sullivan, says, ‘This was the first major war in which the open visible presence of gay Americans cannot be denied. On the homefront we already had heroes. They are not gay heroes. They are American heroes. Remember Mark Bingham, a burly 6ft 5in football player, one of the men who in all likelihood wrestled a plane to the ground in Pennsylvania.

(texto completo só para quem for assinante)

De Bag

Ler os outros: FAZ AQUILO QUE EU DIGO MAS NÃO FAÇAS AQUILO QUE EU FAÇO...no Bloguítica

Bem sei que o Público é um jornal acima da média nacional, tal além de dever criar um dever de cuidado reforçado na transmissão de notícias, não o deve, naturalmente, isentar do cumprimento das regras mais elementares de deontologia em relação aos seus leitores. Ou seja, o Público acusou o PS de ter feito contactos com Fátima Felgueiras, anteriores ao seu regresso a Portugal. Felgueiras desmentiu e o Público nada disse. Em que ficamos? O Público mantém o que disse? Se sim, para quando as provas?

De Bag

Nem tudo foi mau...

Jorge Coelho dificilmente manterá a sua posição no seio do PS.

Carrilho também terá dificuldade em voltar...

O Bloco não conseguiu ser terceira força em Lisboa, nem eleger, sequer, um vereador no Porto. Foi mesmo patético ouvir Louçã a defender a tese da vitória na noite das eleições, fez-me lembrar outro partido.

De Bag

O Triunfo dos Porcos

O resultado da noite eleitoral de ontem apenas confirmou aquilo que todos suspeitavam ia acontecer. Não houve grandes surpresas. No entanto não se devem deixar passar cinco vitórias que simbolizaram, com todas as suas grandezas, ou miudezas, não só tudo o que está mal na forma de fazer política em Portugal, mas também o que está mal connosco cidadãos. Foram uma espécie, de resto pouco Orwelliana, de "Triunfo dos Porcos".

Estas cinco vitórias em Lisboa, Porto, Oeiras, Gondomar e Felgueiras foram a vitória do vazio, do populismo, da propaganda, do provincianismo e de um certo autismo. Em Lisboa e Porto a obra, os desmandos e a falta de consideração pelas cidades nos últimos quatro anos não deveriam nunca ter sido premiadas (por mais que os candidatos alternativos não fossem "simpáticos").


Em Oeiras, Felgueiras e Gondomar passaram-se duas coisas: por um lado a manifestação mais primária de um certo eleitorado que acha que quem lá mora é quem manda (cabe agora ao Estado central demonstrar que existem regras e que essas mesmas regras são para ser aplicadas em todo o território nacional); e por outro o corolário de uma velha máxima que mais vale lá estar um que roube, mas faça...

Já quanto a outras leituras dos resultados destas eleições, acredito que, desta vez, ela não é possível. O balanço final da contabilidade das câmaras ganhas, ou perdidas obedece mais a fenómenos que tiveram a ver com erros de casting, ou vinganças, ou más campanhas, do que a um protesto contra o governo, ou que um fazer as pazes com o principal partido da oposição.

De Bag

domingo, outubro 09, 2005

do Vince

A chuva chegou por causa de Vince, uma tempestade tropical que se aproxima da europa.
Arlene,Bret,Cindy,Dennis,Emily,Franklin,Gert,Harvey,
Irene,Jose,Katrina,Lee,Maria,Nate,
Ophelia,Philippe,Rita,Stan,Tammy,Vince, são os nomes dos ciclones que ocorreram este ano no Atlântico, só falta um de seu nome Wilma.
O mapa do ciclone aqui e aqui.


Para lá

Música divertida e animação irresistível

AQUI

Para lá

sábado, outubro 08, 2005

Muito interessante - entrevista de Tariq Ramadam a Alexandra Prado Coelho no Publico de hoje

Vale a pena ler o artigo e a entrevista no Público de hoje a este polémico filósofo de nacionalidade suiça e origens egipcias, que os EUA proibiram de entrar no país. Faz parte de uam task force da iniciativa de Blair e é professor em Oxford, no St Antony’s College.
Tem diversos livros publicados e para quem quiser saber mais pode ir aqui.


Para lá

sexta-feira, outubro 07, 2005

O Voto Útil

Muito mais relevante que a suposta falta de qualidade política de muitos candidatos a autarcas é a forma como as pessoas parecem dispostas a esquecer, quer os últimos quatro anos, quer os currículos de muitos candidatos, em nome de uma manifestação de suposta independência de pensamento, ou de pura revanche.

A todos os que votam em locais como Lisboa, ou Porto, e que não vão votar no PS, mas no Bloco, ou na CDU, seria bom que se lembrassem o que foram estes últimos anos em gastos sumptuários com propaganda, em negligência com as políticas de cultura, com o respeito pelas diversidades no espaço urbano, com o abandono dos jardins, parques e miradouros, com a forma como a cidade sempre veio em segundo lugar em relação às ambições pessoais dos autarcas. Seria bom recordarem-se que, à semelhança do ocorrido há quatro anos, um voto no Bloco, ou na CDU, nestes locais, é mais um voto a favor do PSD e do prolongamento da longa noite de Rio, ou de Carmona e de todas as suas trapalhadas com túneis e aventuras populistas de quarta categoria.

Recordo-me, há quatro anos, de um debate entre os candidatos a Lisboa, em que Santana Lopes chamava a João Soares molenga, por não fazer mais e mais depressa como ele se propunha a fazer (ou como viriamos a ver a publicitar que faria).

Ontem como hoje muitos eleitores parecem estar dispostos a deixarem-se confundir, com demasiada facilidade, por aquilo que são os estilos pessoais dos candidatos, quer eles sejam bons, ou maus, em vez de estarem antentos às qualidades profissionais e às provas dadas e isso também é uma infelicidade. Porque acima de tudo, nestas eleições, talvez mais do que nunca numas eleições autárquicas, está em jogo o voto útil.

De Bag

quinta-feira, outubro 06, 2005

Seria uma pena...

...que esta última proposta de Sampaio, da inversão do ónus de prova em casos de enriquecimento injustificados, fosse "emprateleirada" pela classe política. Até porque para alguma coisa servirá a qualidade de "animal feroz" do primeiro ministro.

De Bag

quarta-feira, outubro 05, 2005

Aquilo que ainda ninguém disse...

...sobre o arranque das negociações com a Turquia para a sua adesão à União Europeia é que é tão, ou mais importante, para a UE a entrada de uma Turquia claramente democrática, respeitando todo o acquis comunautaire (incluindo os capítulos sobre direitos humanos, o que, até à data não se verifica), como para o contínuo progresso daquele país, o desígnio europeu.

Pergunto novamente, alguém imagina a UE a encetar negociações com o Portugal de Caetano?

De Bag

segunda-feira, outubro 03, 2005

ONUSIDA e Portugal

...O director da agência das Nações Unidas para o combate à Sida considerou hoje que Portugal é um país "muito vulnerável ao aumento de novos casos" e que "deveria ser feito mais" para travar a expansão da doença. Em declarações aos jornalistas após a conferência que proferiu hoje na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, Peter Piot destacou que Portugal é também um dos "países mais afectados (pela Sida) da Europa"...
Lusa 3-10-05

Para lá

sábado, outubro 01, 2005

Notícia de última hora

O supermercado
situado em Xabregas, junto ao LIDL, mudou-se para a Av. do nº 90!
Para lá


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog